Cloud

A computação em nuvem, ou agora famosa "cloud" está cada vez mais popular. Agora vou abordar alguns dos motivos por estar se popularizando. O termo "cloud" traduzido do inglês significa "nuvem", mas é apenas uma nuvem teórica, pois tudo precisa estar em algum servidor ou local, mas o diferencial é que vai estar bem longe e provavelmente você nunca irá ver. Várias empresas oferecem o serviço de hospedagem na nuvem, são elas: Microsoft, Amazon e Locaweb.


Há alguns diferenciais que podemos citar:
  • Economia:
A economia pode ser citada em tempo de construção de um datacenter, em termos financeiros, pois uma empresa terceirizada poupa custos com alta demanda, em energia, custos de manutenção.
  • Funcionalidade:
Há uma grande funcionalidade em relação a demanda que um site gera. Um bom exemplo é o site viveirorenascer.com, na recente postagem Anchieta 2017 | Perspectivas, houve uma grande demanda de dados, com muitos acessos em curto espaço de tempo. Na "cloud" é possível prever isso e já optar pela largura maior de banda, enquanto se fosse com infraestrutura própria isso seria inviável.
  • Segurança:
Muito se aborda sobre a segurança na "cloud", mas ao contrário da percepção popular, nela, os dados estarão mais garantidos, com softwares sempre atualizados e seguros e ainda a estabilidade de um grande datacenter, com backup e criptografia opcional.
  • Portabilidade:
Junto com o serviço de nuvem podem ser acessados e utilizados milhares de softwares instantaneamente, se for na parte física demandaria dinheiro e tempo para instalação e adaptação de recursos.