Z Nation | Review episódio 08 da Quarta Temporada


Com direção de Jennifer Derwingson, roteiro de Karl Schaefer, Craig Engler e Jennifer Derwingson, Syfy exibiu na última sexta 17 o oitavo episódio da quarta temporada de Z Nation intitulado por "Crisis of Faith".

O oitavo episódio traz novamente a Aurora Boreal a série, mas não por muito tempo. Kaya, seu filho JZ e Nana se escondem na base pelo ataque da Zona.

O grupo liderado por Roberta continua na jornada rumo a Nova América, chegando no Canadá com uma recepção nada agradável, zs para todo lado. Todos conseguem se refugiar dentro de uma igreja, isso até Louis (mais um perturbado do pós-apocalíptico) aparecer tocando o sino e atraindo zs para dentro.

Louis é amarrado, os zs não são contidos por muito tempo e conseguem entrar. O novo personagem revela a existência de uma saída subterrânea que é prontamente usada por todos a tempo. Ao chegar em baixo é descoberta que há uma tumba que Louis venera por algumas razões. O lugar não tem saída, depois de abrirem o túmulo e o morto sair como z louco, acabam conseguindo o matar definitivamente.

Para conseguir sair, o grupo teve sorte, os zs se enrolam nas cordas dos sinos e atraem o restante de dentro da igreja com o soar do barulho. Louis é perdoado após alguma conversa, ainda dando em retribuição uma bateria e algumas ervas a Doc. Ao ligar o rádio ouvem a transmissão de Kaya que muda novamente o rumo do grupo, Roberta decide voltar aos Estados Unidos, muito levando em conta a conexão que Murphy teve com Roberta e ele podendo entender as dores da tenente. 

Um olhar para a temporada até aqui

A quarta temporada parece estar levando Z Nation para um final próximo, esses episódios em curto período de tempo e que não avançam praticamente em nada em personagens e roteiro indicam o cansaço da série. A única coisa realmente marcante que a quarta temporada traz é a morte de Lucy, -ainda que inesquecível e triste-, bem diferente do visto em temporadas anteriores e, vale lembrar, temos apenas cinco episódios para a temporada acabar.

Essa temporada foi marcada também por introdução de personagens de um episódio só, contando somente com Roberta, Murphy, 10 Mil, Doc e Lilley no grupo principal. Isso é típico de roteiros de filmes e séries em que o elenco passa por um tipo de viagem (aqui pós-apocalíptica), mas que também é de uma produção com orçamento limitado como Z Nation. O que se espera, daqui para frente, é a volta dos personagens Addy e Cidadão Z. Ainda algo mais aprofundado com a Zona, que parece ir ao ar na sequência do ataque a Aurora Boreal.

Classificação do episódio: (05 de 10)
⭐⭐⭐⭐⭐